Desmistificando a API do Whatsapp Business

Desmistificando a API do Whatsapp Business

 

O WhatsApp é uma maneira rápida, simples e confiável de trocar mensagens com qualquer pessoa do mundo.

Pensando nas empresas o Whatsapp lançou em janeiro de 2018 o aplicativo Whatsapp Business, e em agosto do mesmo ano liberou o Whatsapp Business API.

O aplicativo Whatsapp Business é voltado para pequenas empresas interagir facilmente com clientes, usando ferramentas para automatizar, organizar e responder rapidamente às mensagens.

O Whatsapp Business API foi desenvolvido para empresas de médio e grande porte, possibilitando integrar serviços utilizando APIs (Application Programming Interface) do Whatsapp.

O Whatsapp Business API pode ser implantado em um servidor, fornecendo uma API local que permite a você enviar e receber mensagens programaticamente e integrar esse fluxo de trabalho aos seus próprios sistemas (ERPs, CRMs, atendimento ao cliente etc.).

 

O WhatsApp foi projetado para mensagens privadas e para ajudar as pessoas a compartilhar com outras pessoas que elas conhecem ou informações úteis de um negócio.

Com o passar do tempo muitos começaram a utilizar o WhatsApp para fazer spam enviando mensagens promocionais para várias pessoas simultaneamente o que consequentemente viola as normas do aplicativo.

O Whatsapp mantém rigorosas medidas técnicas e jurídicas para banir e punir as empresas que não seguem seus Termos de Uso, abusando do envio de spams e mensagens em massa. São utilizados sistemas avançados de inteligência artificial (Machine Learning) que tomam medidas para proibir contas abusivas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Essa detecção de abuso ocorre em três etapas do ciclo de vida de uma conta: no registro da conta; durante as mensagens; e em resposta ao feedback negativo dos usuários.

O whatsapp definiu também que a partir de dezembro de 2019 vai agir judicialmente em caso de violação dos Termos de Uso da plataforma.

 

A empresa interessada em utilizar o Whatsapp Business API deve atender aos requisitos negociais e técnicos.

Os requisitos negociais incluem criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook Business, cadastrar e ativar um número de telefone e adicionar um nome para o negócio.

Já os requisitos técnicos incluem instalar e configurar o WhatsApp Business API Client, que é um ambiente, de preferência com 2 servidores: um com o "conteiner" Docker e o outro com um banco de dados MySQL ou PostgreSQL.

 

O Whatsapp Business API trabalha com dois tipos de mensagens: As Template Messages e as Session Messages.

As Template Messages são formatos para mensagens reutilizáveis comuns que poderão ser enviados por uma empresa. As empresas devem usar Template Messages para enviar notificações aos clientes. Para este tipo de mensagem a empresa deve obter o consentimento da pessoa para enviar as notificações, o chamado optin.

Caso a empresa deseje enviar notificações às pessoas ela deve cadastrar as Templates Messages no Whatsapp Manager e aguardar suas aprovações.

As Session Messages são mensagens enviadas e recebidas em resposta a uma mensagem iniciada pelo usuário. Uma sessão de mensagens é iniciada quando um usuário envia uma mensagem e dura 24 horas a partir da última mensagem recebida.

Após as 24 horas o envio de uma notificação da empresa deve ser obrigatoriamente do tipo Template Message.

 

O acesso ao Whatsapp Business API ainda não está liberado para todas as empresas, e o caminho mais fácil e seguro é utilizar os serviços das empresas credenciadas, conhecidas como BSPs (Business Solution Providers). Entre os serviços destas empresas estão:

  • Cadastramento da empresa junto ao Whatsapp;
  • Cadastramento e ativação do número do telefone junto ao Whatsapp;
  • Hospedagem do Whatsapp Business API Client;
  • Cadastramento de Templates Messages junto ao Whatsapp.

 

Sem dúvida, um dos maiores benefícios do Whatsapp Business API é automatizar o atendimento ao cliente, que pode se dar de duas formas:

  • Respondendo às pessoas quando elas enviarem mensagens.
  • Enviando notificações às pessoas com informações importantes.

 

O Servicebot-3 utiliza o Whatsapp Business API para enviar e receber mensagens via Whatsapp. Com o Servicebot-3 a sua empresa pode criar um chatbot acessando ou não dados dos seus sistemas (ERPs, CRMs, atendimento ao cliente etc.) e disponibilizá-lo no Whatsapp para atender e/ou notificar seus clientes.

O Servicebot-3 é uma plataforma completa de atendimento, com chatbot, chat convencional e sistema de tickets.

A Tree Tools fornece todo o suporte para a sua empresa obter acesso à API do Whatsapp Business.

Esperamos ter esclarecido um pouco o funcionamento da API do Whatsapp Business.

 

Gostaria de iniciar um projeto de chatbot com a API do Whatsapp Business? Entre em Contato Conosco.