Os chatbots são uma ótima ferramenta para aumentar o envolvimento com clientes em potencial, oferecer atendimento, transformar visitantes em leads, oferecer serviços, informar sobre produtos e, em essência, aumentar receitas e conversões no Facebook e em outras plataformas de mensagens.
Entretanto, criar chatbots do zero não é uma tarefa fácil, especialmente para profissionais de marketing e outras áreas que não têm experiência em desenvolvimento e linguagens de programação.
É aqui que entram as plataformas de construção de chatbots: nascidas com a intenção de tornar a construção de bots fácil e simples de usar.
Veja a seguir como criar um chatbot completo em qualquer página do Facebook que você possua.
1. Use o Servicebot-3 para criar o chatbot
O primeiro passo é criar o chatbot com a plataforma Servicebot-3.
O Servicebot-3 possui dezenas de recursos fáceis de usar e permite que você adicione rapidamente diálogos que são as frases que o bot reconhece e responde, ou ações que ele executa, como buscar uma informação externa ou tomar uma decisão.
O Servicebot-3 possui um ambiente visual para a criação de scripts, o que não requer conhecimento de linguagem de programação.
Você mesmo pode criar os seus scripts.
O Servicebot-3 possui uma interface própria de execução do chatbot, que pode ser utilizada para testar o bot ou disponibilizá-lo em produção no seu site.
2. Escolha e prepare uma página no Facebook
O segundo passo é escolher a página que você irá usar. Um chatbot é sempre vinculado a uma página do Facebook e intercepta todas as mensagens enviadas por seus visitantes, então você terá que vincular um bot a uma página específica, seja uma nova ou uma existente que você administre.
Se não tem uma página no Facebook onde será vinculado o chatbot, você pode criar uma através do link https://www.facebook.com/pages/create/
Algumas dicas quando criar a página.
- As páginas não deverão ter restrições de idade ou país.
- Sua página deve ser publicada.
- Sua página deve ter uma foto do perfil, fotografia da capa e um botão de chamada para ação, que neste caso deve ser “Enviar mensagem”.
- Você deve adicionar informações básicas à seção Sobre de sua página.
Uma vez criada e personalizada com as imagens e conteúdos que você quer, a única coisa que você precisa prestar atenção é que todos os recursos de automação do Messenger (Configurações > Mensagens) devem ser desligados e definidos para “Desativado”. Isso garantirá que o bot que você irá criar seja o único a lidar com as mensagens enviadas pelos usuários, sem interferências externas.
3. Vincule o bot ao Facebook
O terceiro passo é vincular o chatbot à página do Facebook.
O Servicebot-3 utiliza uma plataforma de integração com canais de mensagens, como Messenger, Whatsapp, Telegram, etc.
Nesta plataforma será adicionado o Messenger e realizada a sua configuração.
Após o processo de autenticação transparente, você verá a lista completa de suas páginas do Facebook - basta clicar no que você deseja adicionar o bot e começar a personalizá-lo.
4. Finalize a configuração no Facebook
O último passo é concluir a configuração da página no Facebook.
Efetue login no Facebook e clique na página que está sendo integrada ao bot.
Já na página, clique em “Configurações” e depois em “Plataforma do Messenger”.
Certifique que na seção “Aplicativos conectados” aparece a plataforma de integração.
No campo “Configurações do aplicativo”, clique no botão “Configurar”.
No campo “Destinatário principal do protocolo de transferência” selecione a plataforma de integração.
E é isso! Seu bot está completo e já está vinculado à página do Facebook que você escolheu.
Agora é hora de começar a promovê-lo e informar aos usuários que eles podem interagir com esse novo "assistente virtual" que você acabou de criar.
O mesmo bot pode ser disponibilizado em outros canais também, como o Whatsapp, Telegram, etc.