7 motivos para implementar um chatbot em sua estratégia de marketing

Os Chatbots evoluíram significativamente nos últimos tempos, graças à inteligência artificial (IA) e ao processamento de linguagem natural (NLP). Agora eles são extremamente sofisticados e versáteis que podem ajudá-lo a automatizar vários processos de negócio.


Os chatbots podem fazer parte de suas iniciativas de marketing e ajudar a empurrar seus clientes através do seu funil de vendas.


Veja algumas formas que os chatbots podem se encaixar nas estratégias de marketing:


a) Ofereça ao seu público uma experiência personalizada: Os chatbots podem conversar com milhares de pessoas de forma personalizada, acessando o nome, quando foi a última compra, o que comprou, quanto gastou, etc. O chatbot leva o consumidor a uma série de perguntas dependentes para coletar as informações necessárias para entender sua intenção e, em seguida, entregar o conteúdo certo para satisfazer suas necessidades.


b) Maior capacidade de engajamento: Diferente de outras formas de marketing, os chatbots além de engajar podem manter os clientes entretidos por mais tempo. A maioria das formas de marketing (blog, banner, catálogo, vídeo, etc) são temporais e unidirecionais, ou seja, empurra a informação mas quando termina não existe a continuidade. Os chatbots não, promovem uma conversa de ida e volta, além de apresentar as informações, podem perguntar, oferecer alternativas, decidir, e até se adaptar ao linguajar do cliente.


c) Maior alcance do público: Por serem aplicativos de mensagens eles são capazes de alcançar um público praticamente ilimitado.


d) Reúna e analise os comentários e os dados dos clientes: Com os chatbots o feedback dos clientes é obtido de forma natural, através de uma conversa, sem a chatice de ter que preencher um questionário. Todas as conversas ficam guardadas e podem ser recuperadas e analisadas subsidiando mudanças em processos, produtos e serviços. Os diálogos guardados também podem servir para alterar ou injetar novos elementos de marketing. Enfim, eles dão mais informações sobre o que seu público realmente quer.


e) Mova seus clientes através do funil de vendas: A nutrição de leads é uma parte essencial da estratégia de marketing de cada empresa, mas infelizmente, extremamente demorada. Os chatbots permitem que você colete as informações para criar mensagens personalizadas que podem ajudar a orientar seus usuários através dos passos de uma compra. A plataforma de chatbot deve possuir facilidade para modificar rapidamente o fluxo da conversa e adaptá-lo aos diferentes estágios de cada persona.


f) Transições suaves de marketing para vendas: Os chatbots são capazes de fazer perguntas e, com base nas respostas recebidas, qualificar as perspectivas e enviá-las diretamente para sua equipe de vendas.


g) Mantenha sua presença: Com um chatbot, você está se disponibilizando aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. Além de economizar dinheiro, os chatbots irão ajudá-lo a manter a sua presença imediata e ativa.


As aplicações de mensagens tornaram-se o principal destino das marcas para alcançar os consumidores; não é nenhuma surpresa porque os chatbots tornaram-se tão populares. Ao implementar um chatbot em sua estratégia de marketing, você poderá aprender sobre seu público, adaptar seus esforços de marketing, alcançar novos consumidores e rentabilizar seus negócios.


Os chatbots são os ingredientes do sonho de um marketeiro: um mundo onde as marcas podem construir relacionamentos autênticos com seus consumidores e os consumidores podem confiar novamente nas marcas.


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