sistemas cognitivos

Nem todo sistema cognitivo usa Watson, e nem todo uso de Watson gera sistemas cognitivos.


É muito comum ao se falar de criação de chatbots, alguém perguntar : Vocês usaram o Watson ? Você já deve ter ouvido esta pergunta, ou até mesmo ter feito ela para alguém.


Mas, existem hoje no mercado mais de uma centena de plataformas para criação de chatbots, sistemas cognitivos, e outras aplicações de inteligência artificial. Até soluções open-source. Isto mesmo : open-source.


Na verdade, o Watson da IBM é uma coleção de bibliotecas com recursos para se criarem sistemas com várias habilidades. Não só sistemas cognitivos.


Um sistema que receba um texto e traduza pode usar Watson. Um sistema que faça reconhecimento facial pode usar Watson. Um sistema que faça resumo de textos, pode usar o Watson. Um sistema de geração de voz a partir de textos (como nas URAs) pode usar Watson. Um programa de GPS para seu carro, pode usar o Watson. Um software de reconhecimento de imagens, pode usar Watson, e por aí afora. E nem tudo isto representa um sistema cognitivo.


Outro detalhe importante : todos estes sistemas citados poderiam, também, usar bibliotecas da Microsoft , da Google, da Amazon, ou de qualquer outro fornecedor que produza ferramentas tais como : reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural, criação de conversas, aprendizado de máquina, reconhecimento de imagens, etc. Até soluções open-source ou proprietárias !


Portanto, Watson não é sinônimo de sistema cognitivo, e sistema cognitivo não é sinônimo de Watson, ou de Luis ou o que quer que você escolha. O que se faz com as bibliotecas é que é importante.


Elementar não ?


Leia também: Inteligência artificial ? Muito artificial e, as vezes, pouco inteligente, Chatbots - A importância de utilizar a ferramenta certa